Gastronomia

Relativamente à nossa gastronomia, esta tem por base, como não podia deixar de ser, o porco e as galinhas e galos criados de forma caseira.
Deste modo, facilmente se encontra à mesa o Feijão com Arroz, morcela e bucho; Couve; Assado de porco no forno; Favas com toucinho frito; Assadura; Frigineco; Milhos; Cabidela; Galo de Molho, entre outros.

A Aguardente de Medronho é a mais famosa das bebidas alcoólicas típicas do Algarve.
Trata-se de um digestivo produzido de modo artesanal na Serra de Monchique, em particular na Freguesia de Marmelete
Após a “apanha” do medronho, fruto do medronheiro, que tem início em finais de Setembro, o mesmo fica a fermentar em pipas de madeira, sendo posteriormente destilado nas Adegas tradicionais em “caldeiras” (alambiques) de cobre.
Aconselha-se a beber-se natural.


Ao nível da doçaria estamos representados pelos típicos bolinhos de amêndoa, o característico bolo de Maio ou bolo de tacho e os fritos.Aos poucos, também vamos sendo influenciados por receitas vindas de regiões vizinhas.

No seguimento de hábitos alimentares adquiridos ao longo de muitos anos, a nossa dieta é muito rica em enchidos feitos de forma tradicional, tais como, chouriça, morcela, morcela de farinha ou farinheira e bucho, acompanhados pelo magnífico pão feito em fornos caseiros

Ingredientes:
- 4 Ovos;
- farinha até os ovos aceitar;
- sumo de laranja q.b. ;
- azeite q.b. ;
- 1 litro de óleo para fritar ;
- 1 kg de açúcar amarelo;
- 0,5 litro de água

Preparação:

Partem-se os ovos numa tigela e deita-se farinha até os ovos aceitarem. Envolve-se tudo, formando uma bola.
Deita-se um pouco de azeite e amassa-se até este ser absorvido.
Junta-se um pouco de sumo de laranja, (menos quantidade que o azeite) e volta-se a amassar até desaparecer o sumo.
Continua-se amassando, alternando com azeite e sumo até a massa ficar tenra e convenientemente ligada para se poder estender bem fina sem partir. (NOTA: Começa-se a amassar com azeite e termina-se com azeite).
Leva-se o óleo ao lume e deixa-se aquecer bem.
Tiram-se pequenas bolas de massa e estendem-se muito finas com o rolo e a tábua ou pedra untada com azeite; esta operação deve fazer-se sempre que se estende massa. Depois de estendida leva-se ao óleo bem quente e com a ajuda de uma colher de pau, utilizando o cabo, faz-se uma pequena pressão ao centro da massa para lhe dar forma de flor.
Coloca-se num tacho a água e o açúcar amarelo, deixa-se ferver até apresentar fio fraco. Passam-se as filhós uma a uma pela calda (se for necessário acrescenta-se um pouco de água).

Fonte: Região de Turismo do Algarve.

Horário de Funcionamento

Horário de funcionamento: Dias úteis das 09h00 às 15h30

Localização: Rua de Aljezur, n.º 12, 8550 – 145 Marmelete

Contactos: Tel: 282 955 121, Fax: 282 955 130, email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

NIF: 507 052 170

S5 Box