Inicio
Noticias
Galeria de Fotos
Comércio/Serviços
Telefones Úteis
 
 
 
Atestados
Documentação
Requerimentos
Contactos
 
 
 
Links Úteis
Facebook
 
 
conteudos
 
 
Origem

A origem de Marmelete não é muito clara nem conhecida, mas é explicada por uma tradição, muito curiosa: Andava pelos mares uma embarcação cuja tripulação, composta por um capitão de mar e quatro homens, se dedicava ao comércio do gado caprino.
Certa noite a embarcação em que navegavam foi destruída por uma violenta tempestade, conseguindo, a muito custo, a tripulação abrigar-se na Baía de Lagos, tendo ainda conseguido salvar também oito cabeça de gado e parte da embarcação.
Após se terem salvo, os homens e o gado subiram serra acima em busca de um local que lhes servisse de refúgio. O que lhes pareceu melhor foi aquele que hoje se designa por Marmelete.
Ali permaneceram longo tempo, alimentando-se de leite das cabras e de peixe, porque todos os dias uns desciam até ao mar para pescar enquanto outros ficavam com os animais. Os restos da embarcação foram usados para improvisar umas cabanas e assim iam sobrevivendo.
Entretanto os homens arranjaram mulheres com quem casaram, só o capitão não pensava em tal, todos os dias ia até ao mar, não se conformando com a monótona vida de terra. Um dia porém chegou a Lagos uma embarcação cujo velho capitão era seu conhecido e que, sabendo da sua situação, lhe ofereceu o lugar, o que ele aceitou de imediato. Como não podia levar os seus homens, foi-se despedir deles e da sua aldeia composta por barracas e currais de gado, que era já em grande quantidade.
À partida disse-lhe: ''Meus amigos eu vou-me embora, não sei se cá voltarei, mas em minha homenagem agradeço que este local se chame Mar e Leite, os dois elementos da nossa sobrevivência durante alguns anos, o mar onde íamos pescar e o leite das cabras. ''
Os homens assim fizeram e na pedra escreveram estas frases. Com o tempo o nome da terra foi-se alterando até que chegou ao actual Marmelete.
 
   
 
    by:Pasta Aberta